Contatos da NutriSSAN


Coordenação do projeto
coord@nutrissan.rnp.br

 

SIGs (Grupos de Interesse Especial)
sig@nutrissan.rnp.br

 

GUIA PRÁTICO DO TÉCNICO OPERACIONAL NutriSSAN

Versão II | Ano 2018

1 NOVO NA NutriSSAN?

 

LEIA O MANUAL DA NUTRISSAN. O objetivo do Manual da NUTRISSAN é compartilhar com a comunidade, novos e antigos colaboradores, as características para a promoção da NUTRISSAN. O documento tem a função de tornar claro o que é a NUTRISSAN, o conjunto de atividades, os atores e seus papéis, as práticas executadas na NUTRISSAN, bem como os deveres e direitos de cada unidade e os Grupos de Interesse Especial (SIG) que compõe a rede. O documento foi preparado para descrever o Projeto Técnico da NUTRISSAN, o que é uma unidade NUTRISSAN e um SIG, que inclui sua caracterização por: Tipo, Público alvo, Tipos de coordenação de SIG e Meios de comunicação do SIG. Também apresenta os Procedimentos da NUTRISSAN,  e as Práticas  Operacionais na operação e monitoramento das unidades, operação dos SIGs e suas sessões. 

 

 

A forma principal de comunicação, informação e tomadas de ações administrativas na NutriSSAN é por meio de mensagem eletrônica por e-mail, onde o técnico operacional da NutriSSAN deve utilizar preferencialmente um endereço institucional próprio.

 

Primeiro passo: torne claro no e-mail qual a sua instituição:

 

Recomenda-se a criação de uma assinatura de e-mail institucional que o identifique como técnico operacional de sua unidade NutriSSAN, conforme o modelo abaixo:

 

José Dias da Silva
Técnico Operacional NutriSSAN: UNIFESP-HSP-SP
Skype: jose.dias.silva
Telefone: (11) 4321-9876 / Celular: (11) 9876-4321

 

Após, faça por favor a configuração e cadastro de permissão em seu cliente de e-mail para recebimento de mensagens pelos domínios: @rnp.br, @nutrissan.rnp.br e @listas.nutrissan.rnp.br

 

 Segundo passo: solicite à Coordenação Nacional NutriSSAN pelo e-mail coord@nutrissan.rnp.br:

 

  • Atualização e inclusão de seus contatos no cadastro da unidade NutriSSAN
  • Inscrição nas listas de divulgação de dados técnicos dos SIGs do qual sua instituição participa
  • Homologação da sala de videocolaboração de sua unidade NUTRISSAN se ainda não realizada  

 

2 PROCEDIMENTOS DA NutriSSAN

 

A NutriSSAN possui procedimentos para facilitar o seu uso. São eles:

3 ATIVIDADES ESPERADAS PELOS TÉCNICOS OPERACIONAIS NAS UNIDADES NUTRISSAN

 

Atividades:

  1. Participação obrigatória no SIG Técnico Operacional NutriSSAN
  2. Instalação e configuração de equipamentos de videocolaboração (VC)
  3. Operação dos equipamentos de VC, adequação e manutenção do ambiente de VC
  4. Preparação do ambiente e equipamentos de VC para eventos
  5. Realização de testes de conectividade, qualidade, viabilidade
  6. Gestão da agenda de utilização do ambiente e equipamentos de VC
  7. Coleta e registro de dados sobre a utilização do ambiente e equipamentos de VC
  8. Elaboração de relatórios técnicos, especificação e avaliação de equipamentos
  9. Gestão da infraestrutura de rede, gestão do patrimônio e manutenção
  10. Confecção e execução de pequenos cabeamentos de rede e de sinais
  11. Desenvolvimento de aplicações web simples utilizando código aberto
  12. Capacitação e suporte de usuários para os serviços de Telemedicina
  13. Suporte técnico a equipe de saúde da Unidade de Telemedicina
  14. Digitalização de conteúdo audiovisual e pós-produção de conteúdo multimídia
  15. Atualização continuada sobre Telemedicina (comunicação, hardware/software, equipamentos e sistemas específicos, padrões, serviços)
  16. Participação em workshops da RNP e NutriSSAN
  17. Colaboração com outros estagiários NutriSSAN
  18. Instalação, configuração e suporte a servidores e aplicações
  19. Participação das forças-tarefa para projetos especiais do Comitê Assessor da NutriSSAN
  20. Participação de Grupos de Trabalho - GT da NutriSSAN
  21. Organização de Grupos Especiais de Interesse - SIG da NutriSSAN

 

4 VIDEOCONFERÊNCIA

 

Política de uso do serviço RNP: http://url.rnp.br?PoliticaUso-Videoconferencia

 

 

Os modelos de equipamentos de videoconferência H.323 recomendados como hardware são:

 

 

5 WEBCONFERÊNCIA

 
Política de uso do serviço RNP: http://url.rnp.br?PoliticaUso-Webconferencia

 

 

O MCONF é um sistema que faz parte do serviço de webconferência da RNP e pode ser acessado no endereço:https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/”nomedasala”. São requisitos para uso do sistema de webconferência MCONF ter o plugin do Flash Player e Java instalado e atualizado. Para verificar, faça download em: http://url.rnp.br?Plugin-MCONF

Para saber como utilizar o MCONF clique nos tópicos a seguir e acesse as vídeo-aulas:

 

6 SUPORTE TÉCNICO EM VIDEOCONFERÊNCIA E WEBCONFERÊNCIA: 0800-722-0216

 

Problemas Técnicos, Dúvidas e Suporte em Videoconferência e Webconferência

 Os técnicos operacionais NUTRISSAN dispõem para suas atividades diárias do SERVICE DESK INTEGRADO RNP, um serviço de suporte de primeiro nível que deve ser acionado toda vez que houver casos de: problemas técnicos, dúvidas de uso ou necessidade de suportes diversos em videoconferência e webconferência.

Para solicitar atendimento ao Service Desk Integrado RNP, entre em contato todos os dias, 24 horas por dia pelo telefone 0800 722 0216, por whatsapp 61 99960 5971 ou pelo e-mail sd@rnp.br.

Página do serviço: http://url.rnp.br?ServiceDeskIntegradoRNP  

 

7 SIGS (GRUPOS DE INTERESSE ESPECIAIS)

 

Os SIGs (Grupos de Interesse Especiais) são a principal atividade que acontece por videoconferência e webconferência na NUTRISSAN. Todos os atuais SIGs ativos estão disponíveis e podem ser consultados no site NUTRISSAN, em: http://nutrissan.rnp.br/sigs

Todos os SIGs possuem reuniões agendadas em dias e horários fixos no mês. O calendário anual de cada SIG fica disponível em seu site.

Para solicitar a participação em um SIG NUTRISSAN, acesse o procedimento completo descrito em: http://url.rnp.br/?NUTRISSAN-SIG-Participacao. Para solicitar a criação em um SIG NUTRISSAN, acesse o procedimento completo descrito em: http://url.rnp.br/?NUTRISSAN-SIG-Criacao

Dúvidas, informação ou descadastramento nos SIGs devem ser solicitadas através do e-mail sig@nutrissan.rnp.br.

 

8 SESSÕES DOS SIGs E EVENTOS

 

A sessões de videoconferência e webconferência da NUTRISSAN são regidas por um importante documento, o manual Procedimentos Operacionais para Videoconferências e Webconferências NUTRISSAN. Todos os técnicos operacionais devem conhecer na integra este documento e saber sobre sua conduta perante as atividades técnicas de suas unidades NUTRISSAN, disponível em: http://url.rnp.br?ProcedimentosOperacionaisNUTRISSAN

 A agenda completa e atualizada NUTRISSAN está disponível em: http://nutrissan.rnp.br/eventos

A Coordenação Nacional NUTRISSAN divulga regularmente toda sexta-feira e sempre por e-mail através do remetente sig@nutrissan.rnp.br os dados de conexão das sessões dos SIGs que ocorrem na semana seguinte. Para receber, sua unidade NUTRISSAN e seu e-mail precisam estar registrados como participantes no SIG em questão, conforme orientado no passo anterior, passo 6: SIGs.

 Você também pode solicitar a reserva de uma sala virtual da MCU RNP para eventos extras ou particulares organizados por sua unidade NUTRISSAN. Solicite pelo e-mail coord@nutrissan.rnp.br informando: título da reunião, hora de início e fim, número e relação dos participantes. 

 

9 SITE NUTRISSAN

 

O site da Rede Universitária de Telemedicina, disponível no endereço http://nutrissan.rnp.br contém informação sobre: Unidades da NUTRISSAN no Brasil (Página Inicial), Relação de SIGs e suas agendas de reuniões mensais e anuais (Eventos), Relação de documentos gerados pela NUTRISSAN (Documentos), Relação de notícias a respeito da rede (Notícias) e a Relação de vídeos e gravações das sessões dos SIGs e eventos NUTRISSAN (Audiovisual).

 

 

10 COORDENAÇÃO NACIONAL NUTRISSAN

 

Para solicitar atendimento a Coordenação Nacional NUTRISSAN, entre em contato pelo telefone: (61) 3243-4503 ou pelo e-mail coord@nutrissan.rnp.br, de segunda à sexta-feira, de 9 às 18 horas (hora de Brasília): 

  • Coordenador Nacional NUTRISSAN: Dr.Ing.Dipl.Inf. Luiz Ary Messina
  • Especialista em relacionamento NUTRISSAN: Dr.Eng. Paulo Roberto de Lima Lopes
  • Coordenador Técnico NUTRISSAN: Thiago Lima Verde Brito
  • Assessor Técnico NUTRISSAN: Luan Azeredo Meireles
  • Coordenador Administrativo NUTRISSAN: Max Pereira Moraes

 

11 CENTRAL DE OCORRÊNCIAS TÉCNICAS

 

Técnico Operacional NUTRISSAN, por favor registre a ocorrência técnica no formulário a seguir:



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Email:


Estado:

Município:

Assunto:

Mensagem:

Digite o texto da imagem acima: