Sessão conjunta marca a inauguração de três novos SIGs NutriSSAN


Na manhã do dia 14/5, uma sessão conjunta marcou a inauguração de três novos SIGs NutriSSAN: Sistemas Agroalimentares (SIG SAS), Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte (SIG SSAN Norte) e Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (SIG CPLP).

O SIG SAS objetiva ampliar a participação das universidades e das comunidades acadêmicas no MU-CONSAN-CPLP, adotando como estratégia o trabalho em rede, fortalecendo iniciativas de pesquisa da promoção da segurança alimentar e nutricional, com foco em projetos que dialogam com sistemas produtivos e desenvolve ações em consonância com a ESAN/CPLP. A profa. Jaqueline Sgarbi Santos, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é responsável pela coordenação do grupo. Na reunião inaugural, a instituição foi representada pelo reitor, Roque do Nascimento Albuquerque e pela pró-reitora de Relações Institucionais, Artemisia Odila Cande Monteiro.

O SIG SSAN Norte se propõe a promover diálogos, intercâmbio de experiências e educação a distância das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão com vistas a fortalecer a soberania, segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada da região Norte. O grupo tem como objetivos mapear e divulgar estudos, grupos e pesquisadores que atuam em SSAN no Norte e organizar um e-book construído a partir dos encontros realizados. A coordenação fica por conta da profa. Dionísia Nagahama, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa). No encontro inicial, a instituição foi representada por sua diretora, Antonia Maria Ramos Franco Pereira.

O SIG CPLP tem o objetivo de reunir pesquisadores dos noves países que têm o português como língua oficial para o mapeamento de iniciativas, potencialidades e demandas de ensino e pesquisa em SSAN; o oferecimento de cursos de extensão e de pós-graduação atendendo às especificidades dos países da CPLP; e o apoio à gestão de iniciativas de pós-graduação em prol do aprimoramento da formação e da pesquisa em SSAN nesses países. A coordenação do grupo fica sob a responsabilidade da profa. Maria Rita Marques de Oliveira (Unesp). Participaram da reunião o diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão, o reitor da UniZambeze (Moçambique), Nobre Roque Santos e a representante de Portugal no UM-CONSAN da CPLP, dra. Ana Pinto de Moura.

Também participaram da sessão inaugural o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina,  Bruno Cesar Prodoscimi Nunes e Elaine Martins Pasquim representando o MCTIC e Alessandra Ambrosia, como representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE).