RNP apresenta plataforma Nutrissan no I Seminário Internacional da Rede SSAN.

RNP apresenta plataforma Nutrissan no I Seminário Internacional da Rede SSAN.

Autor: Fabio.cazes


Foi realizado entre os dias 22 e 24/5, em Brasília, o I Seminário Internacional da Rede Latino-Americana de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN). A RNP foi representada no evento pelo coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina e pelo especialista da Comunidade Saúde Paulo Lopes, que apresentaram a plataforma NutriSSAN aos presentes e tiraram dúvidas dos interessados em integrar a rede colaborativa.

Luiz Ary Messina e Paulo Lopes, da RNP, participaram de uma mesa acompanhados de Janesca
Alban Roman, do MCTIC e da professora Maria Rita Marques de Oliveira, da Unesp

O seminário contou com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais representantes dos 89 projetos selecionados por uma chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que vai distribuir R$ 4,8 milhões para o desenvolvimento das pesquisas. A articulação dos projetos e das entidades envolvidas será feita por meio da Nutrissan, plataforma desenvolvida pela parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a RNP.

Presente no segundo dia do evento, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, explicou a importância da ferramenta para a troca de informações entre os pesquisadores dos projetos selecionados.

“Nossa proposta é ter uma rede dinâmica para se articular e se fazer pesquisa colaborativa de qualidade em soberania e segurança alimentar. A rede NutriSSAN possibilita isso, e o MCTIC investe na plataforma para que todas as instituições que fazem parte desse esforço possam ter acesso a ela”, afirmou.

Para dar suporte às instituições participantes, serão criados centros de ciência e tecnologia especializados em soberania e segurança alimentar e nutricional em cada uma das cinco regiões brasileiras. As unidades serão responsáveis por articular e fazer a mediação online entre os representantes dos projetos, por meio da NutriSSAN.

Mesa formada por: Elisabetta Recine, presidenta do Consea, Ana Maria Segall, pesquisadora
da FioCruz e Carmem Priscila Bocchi, secretária executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional

Mesa formada por: Freddy Delgado, da Bolívia, Ruth Martinez, do Equador, Luz Stella Castañ,
da Colômbia, Jacqueline Araneda, do Chile e Regina Popelka, da Argentina