III AgUrb será realizada na UFRGS, em setembro de 2018


Autor: Fabio.cazes


Após duas edições bem sucedidas na Europa (Holanda em 2012 e Itália em 2015), a Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb) aportará no Brasil em 2018. O evento será realizado entre os dias 17 e 21 de setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A III AgUrb trará como tema central: “Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo a produção” e será uma ótima oportunidade para a apresentação, aprimoramento e difusão de conceitos, artefatos, práticas e processos relacionados a sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes.

O evento contará com uma intensa programação que inclui: painéis de escopo internacional, simpósios, apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalho temáticos, relatos de experiências, saídas de campo e atividades culturais.

A Conferência vai reunir um público muito diversificado, formado por diferentes campos do conhecimento e múltiplos atores, tais como: professores, pesquisadores, estudantes, técnicos, profissionais, agentes de governo, servidores públicos, ativistas de movimentos sociais, representantes de organismos políticos de representação nacional e internacional, empresas, agricultores e consumidores.

Sobre a AgUrb

A Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada representa o esforço de uma comunidade internacional de pesquisadores acadêmicos, organizações da sociedade civil e formuladores de políticas que estão convencidos da necessidade de se colocar os alimentos e a questão alimentar no cerne das problemáticas centrais que desafiam a humanidade no século XXI, que são as mudanças climáticas e suas repercussões sobre a água e a biodiversidade, a busca por fontes alternativas de energia e as transformações demográficas.

As questões alimentares têm assumido uma importância decisiva na agenda social, política e acadêmica internacional nos anos recentes. Entre os desafios a serem enfrentados estão: o desenvolvimento de novas tecnologias na produção agroalimentar adaptadas aos impactos climáticos, a formação de novas dinâmicas de abastecimento que promovam a interação entre produtores e consumidores, o primor pela qualidade dos alimentos, o design de sistemas alimentares sustentáveis.

Neste sentido, a AgUrb busca reunir múltiplos atores envolvidos com a temática agroalimentar para refletir e debater sobre novas estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos para o século XXI em sociedades cada vez mais urbanizadas.

Saiba mais sobre a III AgUrb aqui.

Grupos de Trabalho 

Os Grupos de Trabalho - GTs da III AgUrb são espaços de apresentação de artigos que tratam do estado da arte sobre temas como alimentos saudáveis, sociobiodiversidade, sistemas agroalimentares sustentáveis e inovações tanto no consumo como na produção. Os GTs têm por objetivo criar condições para que pesquisadores, ativistas, formuladores de políticas, agentes públicos e privados possam discutir e compartilhar resultados de investigação e estabelecer as bases teóricas, empíricas e metodológicas de questões que precisam ser aprofundadas.  

Se você está interessado em organizar e convocar um grupo de trabalho, aqui estão as diretrizes.