Boletim NutriSSAn - maio de 2020


 

 

Comitê Assessor aprova criação do SIG Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Norte

O Comitê Assessor da NutriSSAN aprovou a criação do SIG Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Norte. O grupo visará a promoção de diálogos, intercâmbio de experiências e educação a distância das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão com vistas a fortalecer a soberania, segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada da Região Norte. Os objetivos do SIG são mapear e divulgar estudos, grupos e pesquisadores que atuam em SSAN na Região Norte e organizar um e-book construído a partir dos encontros realizados.

SIGs em destaque

SIG Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

O grupo se propõe a atuar na promoção de projetos e atividades de ensino, pesquisas e extensão de forma articulada entre instituições brasileiras e estrangeiras da América Latina sobre temáticas relacionadas a interfaces entre a soberania e segurança alimentar e nutricional e a agroecologia e sociobiodiversidade em uma perspectiva sistêmica e interdisciplinar. O próximo encontro, via Conferência Web, acontece no dia 13/5, das 10h às 12, com participação de Mariana Oliveira Ramos, Jeidi Galeano e Sílvia Letícia Alexius (ANAMA DESMA-UFRGS UNILA/ CeLASSAN), sobre o tema "O que são produtos da sociobiodiversidade? Como o conceito fortalece as lutas por territórios e as pautas socioambientais?".

SIG Sistemas Agroalimentares Sustentáveis
O grupo objetiva ampliar a participação das universidades e das comunidades acadêmicas no MU-CONSAN-CPLP, adotando como estratégia o trabalho em rede, fortalecendo iniciativas de pesquisa da promoção da segurança alimentar e nutricional, com foco em projetos que dialogam com sistemas produtivos e desenvolve ações em consonância com a ESAN/CPLP. A próxima reunião, via Conferência Web, acontece no dia 14/5, das 8h às 10h30, com apresentação de Jaqueline Sgarbi Santos (Unilab), sobre o tema "Sistemas Alimentares e Tecnologias Sociais".

SIG Direito Humano a Alimentação e Nutrição Adequadas (Dhana)
O grupo tem como meta central disseminar e horizontalizar a capacidade de atores sociais, seja das universidades, governamentais, de movimentos sociais e de comunidades, de promover a exigibilidade e a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas para todos. A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada no dia 14/5, entre 14h e 15h, com apresentação de Philip Seufert (FIAN International), sobre o tema " Processos organizativos de movimentos populares e casos exemplares: Convergência sobre Terra, Água e Sementes na África Ocidental, Corredor de Nacala."

Confira a agenda completa

Você sabe como solicitar participação nos SIGs?
A participação contínua e institucional (coletiva ou individual) nos SIGs é aberta para qualquer instituição, desde que ela atenda aos requisitos necessários, entre eles, a disponibilidade dos equipamentos necessários e capacidade local para operação: realizar testes e oferecer suporte aos usuários locais durante as sessões. A instituição deve estar homologada.

Para dar início ao processo, a instituição deve preencher um formulário de Solicitação de Participação. A coordenação da rede verifica os pré-requisitos e envia o registro de solicitação à coordenação do SIG. A coordenação do SIG avalia, aprova ou desaprova. Caso aprovado, a coordenação da rede registra os e-mails informados no cadastro na lista de distribuição do SIG e comunica à instituição solicitante a sua aprovação. A partir desta etapa, a nova instituição passa a receber os comunicados e informações técnicas de conexão das sessões do SIG.

Saiba mais detalhes em:  http://url.rnp.br/?RCC-SIG-Participacao

Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao