ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:




Boletim NutriSSAn - junho de 2020


 

Sessão conjunta marca a inauguração de três novos SIGs NutriSSAN

Na manhã do dia 14/5, uma sessão conjunta marcou a inauguração de três novos SIGs NutriSSAN: Sistemas Agroalimentares (SIG SAS), Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte (SIG SSAN Norte) e Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (SIG CPLP).

O SIG SAS objetiva ampliar a participação das universidades e das comunidades acadêmicas no MU-CONSAN-CPLP, adotando como estratégia o trabalho em rede, fortalecendo iniciativas de pesquisa da promoção da segurança alimentar e nutricional, com foco em projetos que dialogam com sistemas produtivos e desenvolve ações em consonância com a ESAN/CPLP. A profa. Jaqueline Sgarbi Santos, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é responsável pela coordenação do grupo. Na reunião inaugural, a instituição foi representada pelo reitor, Roque do Nascimento Albuquerque e pela pró-reitora de Relações Institucionais, Artemisia Odila Cande Monteiro.

O SIG SSAN Norte se propõe a promover diálogos, intercâmbio de experiências e educação a distância das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão com vistas a fortalecer a soberania, segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada da região Norte. O grupo tem como objetivos mapear e divulgar estudos, grupos e pesquisadores que atuam em SSAN no Norte e organizar um e-book construído a partir dos encontros realizados. A coordenação fica por conta da profa. Dionísia Nagahama, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa). No encontro inicial, a instituição foi representada por sua diretora, Antonia Maria Ramos Franco Pereira.

O SIG CPLP tem o objetivo de reunir pesquisadores dos noves países que têm o português como língua oficial para o mapeamento de iniciativas, potencialidades e demandas de ensino e pesquisa em SSAN; o oferecimento de cursos de extensão e de pós-graduação atendendo às especificidades dos países da CPLP; e o apoio à gestão de iniciativas de pós-graduação em prol do aprimoramento da formação e da pesquisa em SSAN nesses países. A coordenação do grupo fica sob a responsabilidade da profa. Maria Rita Marques de Oliveira (Unesp). Participaram da reunião o diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão, o reitor da UniZambeze (Moçambique), Nobre Roque Santos e a representante de Portugal no UM-CONSAN da CPLP, dra. Ana Pinto de Moura.

Também participaram da sessão inaugural o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina,  Bruno Cesar Prodoscimi Nunes e Elaine Martins Pasquim representando o MCTIC e Alessandra Ambrosia, como representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

SIGs em destaque

SIG Articulação em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Nordeste
O grupo tem o propósito de reunir e articular os projetos de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) desenvolvidos no Nordeste, com destaque para aqueles apoiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, mapeando aspectos convergentes e diferenciais com o intuito de visualizar o estado da arte da produção científica na área de SSAN na região. O próximo encontro, via Conferência Web, acontece amanhã, 4/6, das 14h às 15h30, com discussão de casos comandada por Juliana Oliveira Josefa Salete (UFPE).

SIG Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
O grupo se propõe a atuar na promoção de projetos e atividades de ensino, pesquisas e extensão de forma articulada entre instituições brasileiras e estrangeiras da América Latina sobre temáticas relacionadas a interfaces entre a soberania e segurança alimentar e nutricional e a agroecologia e sociobiodiversidade em uma perspectiva sistêmica e interdisciplinar. O próximo encontro, via Conferência Web, acontece no dia 10/6, das 10h às 12h, com apresentação de Viviane Camejo Pereira (Universidade Federal do Paraná e Grupo DESMA), sobre o tema" Interfaces entre o Desenvolvimento Rural e a Educação do Campo: perspectivas para a SAN".

SIG Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Norte
O grupo visa a promoção de diálogos, intercâmbio de experiências e educação a distância e apoio às iniciativas de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de fortalecer a soberania, segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada da Região Norte. A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada no dia 13/6, entre 16h e 17h30, com apresentação de Jozane Lima Santiago (NUSEC/FCA/UFAM), sobre o tema "Agricultura Familiar e Segurança Alimentar".

Confira a agenda completa

Você sabe como solicitar participação nos SIGs?
A participação contínua e institucional (coletiva ou individual) nos SIGs é aberta para qualquer instituição, desde que ela atenda aos requisitos necessários, entre eles, a disponibilidade dos equipamentos necessários e capacidade local para operação: realizar testes e oferecer suporte aos usuários locais durante as sessões. A instituição deve estar homologada.

Para dar início ao processo, a instituição deve preencher um formulário de Solicitação de Participação. A coordenação da rede verifica os pré-requisitos e envia o registro de solicitação à coordenação do SIG. A coordenação do SIG avalia, aprova ou desaprova. Caso aprovado, a coordenação da rede registra os e-mails informados no cadastro na lista de distribuição do SIG e comunica à instituição solicitante a sua aprovação. A partir desta etapa, a nova instituição passa a receber os comunicados e informações técnicas de conexão das sessões do SIG.

Saiba mais detalhes em:  http://url.rnp.br/?RCC-SIG-Participacao

Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao