Boletim NutriSSAN - setembro de 2019


 

Fórum RNP encerra edição de 2019 com recorde de público

O Fórum RNP 2019, realizado entre os dias 26 e 28/8, no hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, encerrou suas atividades com mais de 700 participantes presenciais e quase 12 mil acessos online.

Confira a cobertura completa do evento.

Primeira fase do Ciência Conectada leva conexões de 100 Gb/s para as capitais do Nordeste

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a RNP inauguraram, no dia 9/8, a primeira fase do programa Ciência Conectada – Ciência Forte MCTIC, que vai ampliar a infraestrutura de banda larga por fibra ótica nas regiões Norte e Nordeste. A cerimônia de inauguração, com a presença do ministro Marcos Pontes, foi realizada no auditório do Instituto Metrópole Digital, em Natal (RN).

Leia a matéria completa por aqui.

Conheça o projeto ATMOSPHERE


Este texto pretende introduzir o projeto ATMOSPHERE, bem como os produtos desenvolvidos por ele, os quais podem ser usados no desenvolvimento de serviços confiáveis (por exemplo, com requisitos de propriedades de segurança) para execução em ambientes de computação em nuvem.

Muitas oportunidades surgiram com o advento do paradigma de computação em nuvem, sendo que existe um grande conjunto de agentes que podem se beneficiar deste paradigma, incluindo várias empresas, indústria, governos, SMEs e startups. No entanto, ao mesmo tempo, muitos problemas e desafios também apareceram, sendo que muitos deles estão relacionados com a confiabilidade (trustworthiness) das aplicações executando na nuvem. O projeto ATMOSPHERE (Adaptive, Trustworthy, Manageable, Orchestrated, Secure Privacy-assuring Hybrid, Ecosystem for REsilient Cloud Computing) busca propor e desenvolver soluções para estes novos problemas. 

O principal objetivo do ATMOSPHERE é o projeto e desenvolvimento de um ecossistema composto por um framework, uma plataforma, e uma aplicação de serviços de nuvem com confiabilidade. O framework considera várias propriedades de confiabilidade (trustworthiness) e suas medições, como: segurança, privacidade, integridade, disponibilidade, dentre outras. A plataforma suporta a construção, implantação, mensuração e evolução destas propriedades considerando recursos de nuvem, de rede e de serviços. 

Desta forma, o projeto ATMOSPHERE visa o projeto e o desenvolvimento de uma plataforma para implementar e implantar serviços confiáveis em um ambiente híbrido ou federado de provedores de computação na nuvem. Um dos cenários para demonstração da plataforma é a Saúde Digital, incluindo serviços de telemedicina, possíveis de serem executados em um ambiente de computação em nuvem.  As soluções desenvolvidas no projeto ATMOSPHERE oferecem diferentes níveis de confiabilidade para aplicações e dados, i.e., os desenvolvedores podem escolher quais são as propriedades de interesse.

A plataforma desenvolvida no projeto ATMOSPHERE provê os seguintes serviços que visam facilitar o desenvolvimento, implantação e monitoramento de serviços confiáveis desenvolvidos para execução em ambientes de computação em nuvem:

Serviços para federação de provedores de computação.

Serviços para implantação automática e configuração de infraestruturas complexas a partir de receitas de configuração de software.

Serviços para armazenamento confiável de dados.

Serviços para processamento confiável de dados.

Um conjunto de propriedades ou métricas, regras, testes e procedimentos para avaliar automaticamente as várias dimensões de confiabilidade de uma aplicação e serviços para monitorar e medir essas métricas, tanto durante o projeto, como durante a execução das aplicações.

Como podemos perceber nas descrições anteriores, uma aplicação de telemedicina que envolve acesso e armazenamento de dados sensíveis (processamento de imagens médicas) é usada como prova de conceito de aplicação confiável desenvolvida sobre a plataforma ATMOSPHERE. Neste sentido, fica claro que os produtos desenvolvidos neste projeto oferecem o suporte necessário para o desenvolvimento de aplicações desta natureza. Finalmente, vale destacar que as soluções desenvolvidas no projeto visam facilitar a implementação e implantação destes serviços confiáveis. Por exemplo, é possível que o programador desenvolva suas próprias soluções para armazenamento e processamento confiável, mas as soluções desenvolvidas neste projeto buscam facilitar estas tarefas. 

Convidamos toda a comunidade NutriSSAN a buscar mais informações sobre o projeto ATMOSPHERE na página web do projeto: https://www.atmosphere-eubrazil.eu/. Em especial, na seção de serviços são encontradas discussões sobre os produtos desenvolvidos no projeto que podem ser usados no desenvolvimento de aplicações confiáveis para execução em ambientes de computação em nuvem.

Prosa realiza II Simpósio Brasileiro Agricultura Familiar 4.0 em outubro, em Belém

A Plataforma Rural de Oportunidades Sustentáveis e Agroecológicas (Prosa), com apio do Centro Brasileiro para Conservação da Natureza (CBCN), realizará, nos dias 24 e 25/10, em Belém, no Pará, o II Simpósio Brasileiro Agricultura Familiar 4.0. O evento terá o tema "Inclusão Digital nos Sistemas de Produção Agropecuária e Florestal no Contexto da Sustentabilidade" e contará com representantes de diversas instituições de ensino nacional.

O período de submissão de trabalhos para encontro se encerra no dia 10/8.

Confira as diretrizes para os autores por aqui.

Os artigos aprovados serão publicados no formato de Anais de evento online e os melhores serão convidados a publicar na Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF).

Para mais informações, visite o portal do evento por aqui.

SIGs em destaque

SIG Agroecologia (Assan)
O próximo encontro, via webconferência, será realizado na sexta-feira, 6/9, das 14h às 16h, com apresentação de Nina Laranjeira, da Universidade de Brasília (UnB). Ela abordará o tema “Construção do agroecológico e metodologias participativas”.

SIG Segurança de Alimentos
O objetivo é discutir temas de interesse na área de segurança de alimentos, visando contribuir para a produção e comercialização de alimentos seguros. A próxima reunião, via webconferência, será no dia 18/9, entre 14h e 15h30 (horário de Brasília), com a apresentação de Juliano dos Santos Malty, da Anvisa. Ele falará sobre “Regulação de agrotóxicos”. (ANIVSA

 SIG Alimentação, Nutrição e Cultura
O próximo encontro, via webconferência, acontece no dia 18/9, das 14h às 16h, com apresentação da profa. Danielle Cabrini e profa. Érica Eli, ambas da Fiocruz-Brasília. Elas aboradaram o tema “Ambientes e Sistemas Alimentares (territórios saudáveis e sustentáveis)”.

 SIG Direito Humano a Alimentação e Nutrição Adequadas (Dhana)
O grupo tem como meta central disseminar e horizontalizar a capacidade de atores sociais, seja das universidades, governamentais, de movimentos sociais e de comunidades, de promover a exigibilidade e a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas para todos. O próximo encontro, via webconferência, acontece no dia 19/9, das 14h às 15h, com apresentação de Pablo Fajardo e Flavio Valente Fábio Pita, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Eles tratarão do tema “Casos exemplares de graves violações de direitos humanos e do meio ambiente associados a atividades empresariais: Caso Chevron e Matopiba”.

Confira a agenda completa.

Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

1-Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
2-Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao