Boletim NutriSSAN - outubro de 2020


 

MU-Cosan CPLP realiza webinares nos dias 13 e 14/10

       

Em comemoração pelo Dia Mundial da Alimentação (16/10), o Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN/CPLP) convida a todos para o evento virtual “Rede de pesquisa em segurança alimentar e nutricional CPLP: contribuições para o direito humano à alimentação e nutrição adequada”. Serão dois dias de webinares gratuitos de 9h às 11h.
  • 13/10 – Experiências do Brasil, Cabo Verde e Moçambique;
  • 14/10 – Experiências de Portugal, San Tomé e Príncipe, Angola e Guiné Bissau.

SIGs em destaque
 
SIG Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Norte
O grupo visa promover diálogos, intercâmbio de experiências e educação a distância e apoiar as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão com vistas a fortalecer a soberania, segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada da Região Norte. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na sexta-feira, 9/10, entre 16h e 17h30, com apresentação de Luis Felipe Paes de Almeida (UFRR), sobre o tema " Escala Brasileira de Insegurança Alimentar - EBIA Indígena".
 
SIG Direito Humano a Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA)
O grupo tem como meta central disseminar e horizontalizar a capacidade de atores sociais, seja das universidades, governamentais, de movimentos sociais e de comunidades, de promover a exigibilidade e a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas para todos. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada no dia 15/10, das 14h às 15h, sobre o tema " O funcionamento do CNDH em tempos de retrocesso: limites e desafios".

SIG Dietética
O grupo tem por objetivo a promoção da difusão e a atualização dos conhecimentos técnico-científicos com vistas a fortalecer a dietética como área estratégica para a SSAN por meio da realização de estudos, parcerias acadêmicas interinstitucionais, seminários e outros meios de intercâmbio e de diálogo com a sociedade. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece no dia 19/10, das 9h às 10h30, com apresentação de Margareth Veloso Naves (UFG), sobre o tema "Dietética e os Agrotóxicos nos alimentos".
 

Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao