Boletim NutriSSAN - novembro de 2020


 

RNP lança edital com seis vagas de bolsistas para apoio à Gestão do Conhecimento em SSAN


A RNP lançou o edital para a seleção simplificada de seis bolsistas para as funções temporárias de pesquisador, extensionista e apoio técnico no âmbito do projeto de PD&I "Gestão da Plataforma de Conhecimento em SSAN", desenvolvido em parceria com o MCTI, por meio de Aditivo ao Contrato de Gestão, conforme descrito no Plano de Trabalho SEI/MCTI – 5986971.

O MCTI coordena nacionalmente as ações da Plataforma NutriSSAN desde 2016. A estratégia foi uma iniciativa do governo brasileiro, coordenada pelos Ministérios de Relações Exteriores (MRE) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a partir de uma oportunidade identificada pela comunidade científica para o desenvolvimento internacional que reconheceu o valioso papel de pesquisa e inovação na área.

O projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Comitê Técnico Científico da Plataforma de Gestão do Conhecimento em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PlaGeSSAN), vinculada ao setor de Bioeconomia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a participação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Datas importantes:

  • Lançamento do edital: 5/11
  • Período de inscrição: 5 a 10/11
  • Resultado da primeira etapa: 13/11
  • Entrevistas: 16 e 17/11
  • Resultado preliminar: 18/11
  • Recurso: 19/11
  • Resultado final: 20/11
Saiba mais

Projeto Bahia Produtiva lança plataforma online 
                    
No Dia Mundial da Alimentação, 16/10,o projeto Bahia Produtiva lançou a plataforma online SAN Bahia Produtiva, um espaço democrático de discussão em segurança alimentar e nutricional que traz a oportunidade deformação e aprofundamento do tema.

Acesse a plataforma

Acesse o canal do projeto Bahia Produtiva no Youtube

SIGs em destaque
 
SIG Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 11/11, das 10h às 12h, com apresentação de Flávio Bezerra Barros Vanuska Lima da Silva Luciana Dias de Oliveira Marília Floor Kosby (INEAF/UFPA CECANE/UFRGS UFRR), sobre o tema "Comida de Quilombo no Brasil"
 
SIG Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de Populações Campesinas, Tradicionais e Indígenas
A próxima sessão, via Conferência Web, acontece no dia 17/11, entre 15h e 16h, com apresentação de Brian Ferrero (Universidad Rafaela Argentina), sobre o tema "Alimentação e desenvolvimento sustentável em unidades de conservação na Argentina".

SIG Política Públicas e Segurança Alimentar e Nutricional
A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada no dia 26/11, das 16h às 18h, com apresentação de Islândia Bezerra (ABA), Andre Burigo (ANA) e Paulinho/Zarrefe/Beth (MST), sobre o tema "Agroecologia e (Re)existência.
 

Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao