Boletim NutriSSAN - julho de 2020


 

 

NutriSSAN tem crescimento maior do que 100% em 2020 e reforça debate sobre segurança alimentar no mundo
             


Criada em 2016 a partir da parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a RNP, a NutriSSAN está vivendo um período especial de crescimento e fortalecimento da sua rede. Só no primeiro semestre de 2020, foram criados oito novos Grupos de Interesse Especial (SIGs), com participantes de diversos países do mundo, o que reforça o objetivo da iniciativa de promoção do debate sobre a soberania e segurança alimentar e nutricional.
"A construção de uma rede colaborativa é complexa e exige a compreensão, a motivação e o esforço de todos os membros da rede, além de uma tecnologia e uma metodologia sólida que permita a integração e a colaboração em rede. É justamente por isso que a NutriSSAN está, agora, iniciando seu estágio de crescimento acelerado", analisa o coordenador da plataforma na RNP, Luiz Ary Messina. 

Leia a matéria completa
 

SIG Dietética realiza sessão sobre a experiência de Santos e Campinas no Programa Mesa Brasil
           

Entre as iniciativas de sucesso para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, o Programa Mesa Brasil, do Sesc-SP, se destaca pela estrutura, qualidade e desdobramentos positivos. No dia 20/7, das 9h às 10h30, o SIG Dietética realizará uma sessão sobre a experiência de Santos e Campinas no Programa, com apresentação de Ariene Feltrin Pasuld (Mesa Brasil/Sesc Santos) e Lilian Maria da Rocha (Mesa Brasil/Sesc Campinas).

Acompanhe a sessão por aqui

SIGs em destaque

SIG Direito Humano a Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA)
O grupo tem como meta central disseminar e horizontalizar a capacidade de atores sociais, seja das universidades, governamentais, de movimentos sociais e de comunidades, de promover a exigibilidade e a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas para todos.  A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada na quinta-feira, 9/7, das 14h às 15h, com apresentação de Marta Almeida (UFPE), sobre o tema “Movimento negro, SSAN, DHANA e comida de verdade”.

SIG Alimentação, Nutrição e Cultura
O grupo tem o objetivo de promover, a distância, por meio da plataforma NutriSSAN, o intercâmbio, difusão e atualização da produção acadêmica que trata a relação entre alimentação, nutrição e cultura. Nesse sentido, o foco é mostrar a importância das lógicas culturais na alimentação, com o intuito de proporcionar uma perspectiva renovada do conceito de cultura e estendê-la aos conceitos de SSAN, proporcionando meios não só de integrar conhecimentos técnico-científicos, mas também mostrar a interlocução dos diferentes conceitos de cultura à SSAN. O próximo encontro, via Conferência Web, acontece no dia 15/7, entre 14h e 15h, com apresentação das profas. Janine Collaço (Gecca) e Talita Roim (UFG), sobre o tema “Consumo e cidades: o acesso ao alimento considerado saudável no contexto urbano: Brasília, Goiânia, São Paulo”.

SIG Guias Alimentares na América Latina
O grupo visa reunir pesquisadores da América Latina, contando atualmente com 17 países, para apresentar os respectivos guias, suas características textuais e conteudísticas, imagéticas, os seus modelos de comunicação, os pilares de sua construção, as limitações e possibilidades de uso do material, bem como propostas para a sua potencialização e a sua compreensão como ferramenta de comunicação, educação e promoção em saúde na perspectiva da SSAN. A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada no dia 16/7, das 11h às 13h, com apresentação de Carmen Gloria Gonzáles (Universidad de Chile)  e Ruth Carolina Raudales (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán), sobre os temas “Norma técnica N° 148 sobre Guías Alimentarias para la población chilena, MINSAL 2013” e  “Guía alimentaria para Honduras”.
 
Confira a agenda completa
 

Você sabe como solicitar participação nos SIGs?
A participação contínua e institucional (coletiva ou individual) nos SIGs é aberta para qualquer instituição, desde que ela atenda aos requisitos necessários, entre eles, a disponibilidade dos equipamentos necessários e capacidade local para operação: realizar testes e oferecer suporte aos usuários locais durante as sessões. A instituição deve estar homologada.

Para dar início ao processo, a instituição deve preencher um formulário de Solicitação de Participação. A coordenação da rede verifica os pré-requisitos e envia o registro de solicitação à coordenação do SIG. A coordenação do SIG avalia, aprova ou desaprova. Caso aprovado, a coordenação da rede registra os e-mails informados no cadastro na lista de distribuição do SIG e comunica à instituição solicitante a sua aprovação. A partir desta etapa, a nova instituição passa a receber os comunicados e informações técnicas de conexão das sessões do SIG.

Saiba mais detalhes em:  http://url.rnp.br/?RCC-SIG-Participacao

Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao