Boletim NutriSSAN - fevereiro de 2020


 

Seu olhar estratégico sobre a internet pode ajudar o Brasil
               

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) abriu a chamada pública do novo processo eleitoral dos representantes da Sociedade Civil que vão compor o comitê. Serão selecionados 11 integrantes, sendo quatro do setor empresarial, quatro do terceiro setor e três da comunidade científica e tecnológica. A primeira etapa do processo consiste na homologação das organizações da Sociedade Civil para compor o colégio eleitoral do seu setor. As instituições interessadas têm até o dia 6/2 para se inscrever e enviar a documentação necessária.

Saiba mais

SIGs

SIG Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
O próximo encontro, via webconferência, acontece no dia 12/2, das 10h às 12h, com apresentação de Carolina Silveira Costa (Faced e Desma) e Ivanilde da Silva Rafael Frizzo (PGDR UFRGS), sobre o tema " Jeguata nhe´e vy´a rã - caminhada pela vida: o papel das retomadas mbyá guarani no manejo da sociobiodiversidade no RS".

SIG Direito Humano a Alimentação e Nutrição Adequadas (Dhana)
O grupo tem como meta central disseminar e horizontalizar a capacidade de atores sociais, seja das universidades, governamentais, de movimentos sociais e de comunidades, de promover a exigibilidade e a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas para todos. A próxima reunião, via webconferência, será realizada no dia 13/2, das 14h às 15h, com apresentação de Vanessa Shottz sobre o tema "Reunião temática: A centralidade da realização dos direitos da mulher. Não há direitos humanos sem os direitos da mulher. Para o DHANA. Ruptura com a estigmatizacão da mulher como mãe e provedora da segurança alimentar da família e comunidade".

SIG Dietética
O grupo tem por objetivo a promoção da difusão e a atualização dos conhecimentos técnico-científicos com vistas a fortalecer a dietética como área estratégica para a SSAN por meio da realização de estudos, parcerias acadêmicas interinstitucionais, seminários e outros meios de intercâmbio e de diálogo com a sociedade. O próximo encontro, via webconferência, acontece no dia 17/2, das 9h às 10h30, com apresentação de Fabiana Poltronieri (Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª região), sobre o tema "O uso da tecnologia digital para o apoio às ações do nutricionista".

SIG Alimentação, Nutrição e Cultura
O próximo encontro, via webconferência, será realizado no dia 19/2, das 14h às 16h, com apresentação das profas. Danielle Cabrini e  Érica Ell (Fio Cruz/Brasília), sobre o tema "Obesidade - Corpos, imagens, identidades e cultura alimentar".

Você sabe como solicitar participação nos SIGs?
A participação contínua e institucional (coletiva ou individual) nos SIGs é aberta para qualquer instituição, desde que ela atenda aos requisitos necessários, entre eles, a disponibilidade dos equipamentos necessários e capacidade local para operação: realizar testes e oferecer suporte aos usuários locais durante as sessões. A instituição deve estar homologada.

Para dar início ao processo, a instituição deve preencher um formulário de Solicitação de Participação. A coordenação da rede verifica os pré-requisitos e envia o registro de solicitação à coordenação do SIG. A coordenação do SIG avalia, aprova ou desaprova. Caso aprovado, a coordenação da rede registra os e-mails informados no cadastro na lista de distribuição do SIG e comunica à instituição solicitante a sua aprovação. A partir desta etapa, a nova instituição passa a receber os comunicados e informações técnicas de conexão das sessões do SIG.

Saiba mais detalhes em:  http://url.rnp.br/?RCC-SIG-Participacao

Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao