Boletim NutriSSAN - dezembro de 2019


 

Revista UNSCN Nutrition abre chamada para submissão de artigos para edição 45

A revista do United Nations System Standing Committee on Nutrition (UNSCN) está colhendo artigos para serem publicados na edição 45, que sairá em 2020, com o tema “Nutrition in a Digital World”. Os interessados têm até o dia 30/1/2019 para enviar suas propostas.

Saiba mais

Sobre a revista:
A UNSCN Nutrition é uma revista periódica dos desenvolvimentos em nutrição internacional compilada pela UNSCN a partir de uma variedade de fontes de informação. Ela tem como objetivo servir como um canal de comunicação para a comunidade internacional de práticas nutricionais, destacando os desenvolvimentos recentes em políticas e programas. O foco nas implicações de políticas e programas torna a UNSCN Nutrition única em comparação com outras publicações sobre nutrição orientadas à pesquisa.

SIGs em destaque

SIG Dietética
O grupo tem por objetivo a promoção da difusão e a atualização dos conhecimentos técnico-científicos com vistas a fortalecer a dietética como área estratégica para a SSAN por meio da realização de estudos, parcerias acadêmicas interinstitucionais, seminários e outros meios de intercâmbio e de diálogo com a sociedade. O próximo encontro, via webconferência, acontece no dia 16/12, das 9h às 11h, com apresentação de Michele Lessa, da Coordenadoria Geral de Alimentação e Nutrição. Ela abordará o tema "A dietética e o nutricionista no SUS".

SIG Alimentação, Nutrição e Cultura
O próximo encontro, via webconferência, será realizado no dia 18/12, das 14h às 16h, com apresentação da profa. Juliana Abonizio (UFMT) e profa. Danielle Cabrini (Fiocruz – Brasília) sore os temas “Campo Gordo: medicina, consumo e classe social” e “Obesidade, corpos, imagens e identidades corporais: o caminho biográfico para a compreensão dos imperativos sanitários e biomédicos na contemporaneidade”.

SIG Direito Humano a Alimentação e Nutrição Adequadas (Dhana)
O grupo tem como meta central disseminar e horizontalizar a capacidade de atores sociais, seja das universidades, governamentais, de movimentos sociais e de comunidades, de promover a exigibilidade e a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas para todos. A próxima reunião, via webconferência, será realizada no dia 12/12, das 14h às 15h, com apresentação de Valeria Burity (UFPE) sobre o tema “Políticas de austeridade fiscal e violações de DHANA e direitos correlatos”.

SIG Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
O próximo encontro, via webconferência, acontece no dia 9/12, das 10h às 12h, com apresentação Fabiana Thomé da Cruz, Walter Steenbock e Gabriela Coelho de Souza (PGDR/UFRGS), sobre “Segurança alimentar e nutricional no contexto do PANEXUS na Floresta Ombrófila Mista e Restingas na Mata Atlântica Sul”.

SIG Obesidad
O grupo visa aprofundar a discussão sobre a obesidade e o sobrepeso na América Latina, por meio do intercâmbio de conhecimentos e materiais de referência. A próxima reunião, via webconferência, acontece no dia 17/12, das 14h às 15h (HORÁRIO DE BRASÍLIA), com participação da UNC (ARG), UNESP (BRA), UBB (CHI), UTPL (EQU) e UNIREMINGTON (COL).

SIG Segurança dos alimentos
O grupo tem o objetivo de discutir temas de interesse na área de segurança de alimentos, visando contribuir para a produção e comercialização de alimentos seguros. O próximo encontro, via webconferência, será realizado no dia 11/12, das 14h às 15h30, com apresentação de Aluísio Goulart Silva (Embrapa) sobre o tema “Políticas públicas para a segurança do alimento”.

No dia 18/12, o SIG volta a se reunir, no mesmo horário, com apresentação de Alexandre Hoffmann e M. Socorro R. Bastos (Embrapa) sobre o tema “SIG Alimentos Seguros: Avaliações e Projeções para 2020”.

Confira a agenda completa

Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao