Boletim NutriSSAN - agosto de 2019


 

Prosa realiza II Simpósio Brasileiro Agricultura Familiar 4.0 em outubro, em Belém

A Plataforma Rural de Oportunidades Sustentáveis e Agroecológicas (Prosa), com apio do Centro Brasileiro para Conservação da Natureza (CBCN), realizará, nos dias 24 e 25/10, em Belém, no Pará, o II Simpósio Brasileiro Agricultura Familiar 4.0. O evento terá o tema "Inclusão Digital nos Sistemas de Produção Agropecuária e Florestal no Contexto da Sustentabilidade" e contará com representantes de diversas instituições de ensino nacional.

O período de submissão de trabalhos para encontro se encerra no dia 10/8.

Confira as diretrizes para os autores por aqui.

Os artigos aprovados serão publicados no formato de Anais de evento online e os melhores serão convidados a publicar na Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF).

Para mais informações, visite o portal do evento por aqui.

Cetic.br e Unesco lançam documento sobre importância das TICs para o desenvolvimento sustentável

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do .BR (NIC.br), o Escritório Regional de Ciências da Unesco para a América Latina e o Caribe em Montevidéu lançaram o policy paper “TIC para o desenvolvimento sustentável: Recomendações de políticas públicas que garantem direitos”. A publicação é voltada para formuladores de políticas públicas, pesquisadores e interessados no papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O policy paper busca responder como as TIC podem potencializar a implementação dos ODS, além de recomendar políticas públicas que fomentem o uso das TICs como ferramentas de desenvolvimento, sem agravar situações de desigualdade e exclusão. O documento mostra como as TICs podem contribuir não apenas no alcance dos ODS (por meio do acesso à informação e de soluções e recursos baseados nas TIC), mas também em medir sua consecução. Nesse contexto, são mapeadas e colocadas em perspectiva algumas tecnologias emergentes como big data, inteligência artificial e Internet das Coisas.

Saiba mais sobre o lançamento do documento por aqui.

As versões em português, espanhol e inglês estão disponíveis por aqui.

SIGs em destaque

SIG Direito Humano a Alimentação e Nutrição Adequadas (Dhana)
O grupo tem como meta central disseminar e horizontalizar a capacidade de atores sociais, seja das universidades, governamentais, de movimentos sociais e de comunidades, de promover a exigibilidade e a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas para todos. O próximo encontro, via webconferência, acontece no dia 15/8, das 14h às 15h, com apresentação de Valeria Burity, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela abordará o tema “O direito humano a alimentação e nutrição adequadas no contexto da soberania alimentar, promoção dos direitos das mulheres e não separação da nutrição”.

SIG Dietética
O grupo tem por objetivo a promoção da difusão e a atualização dos conhecimentos técnico-científicos com vistas a fortalecer a dietética como área estratégica para a SSAN por meio da realização de estudos, parcerias acadêmicas interinstitucionais, seminários e outros meios de intercâmbio e de diálogo com a sociedade. A próxima reunião, via webconferência, será realizada no dia 19/8, das 9h às 11h, com apresentação de Caroline Capitani, da Unicamp. Ela abordará o tema “O ensido da Dietética na FCA-Unicamp”.

SIG Segurança de Alimentos
O objetivo é discutir temas de interesse na área de segurança de alimentos, visando contribuir para a produção e comercialização de alimentos seguros. O próximo encontro, via webconferência, será no dia, 21/8, entre 14h e 15h30 (horário de Brasília), com a presentação de Caroline Vaz, do Ministério Público. Ela tratará o tema “Segurança do alimento na perspectiva do Ministério Público”.

Confira a agenda completa.

Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

1-Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
2-Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao