ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:




Boletim NutriSSAN - abril de 2020


 

SIGs em destaque

SIG Articulação em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Nordeste
O grupo tem o propósito de reunir e articular os projetos de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) desenvolvidos no Nordeste. São realizados encontros mensais para apresentação e discussão dos projetos, mapeando aspectos convergentes e diferenciais com o intuito de visualizar o estado da arte da produção científica na área de SSAN na região. O próximo encontro, via Conferência Web, acontece amanhã, dia 30/5, das 14h às 15h30, com apresentação de Juliana Oliveira (UFPE) e Josimar Gurgel (IPA). Na sessão, serão discutidos projetos.

SIG Guias Alimentares na América Latina
O grupo visa reunir pesquisadores da América Latina, contando atualmente com 17 países, para apresentar os respectivos guias, suas características textuais e conteudísticas, imagéticas, os seus modelos de comunicação, os pilares de sua construção, as limitações e possibilidades de uso do material, bem como propostas para a sua potencialização e a sua compreensão como ferramenta de comunicação, educação e promoção em saúde na perspectiva da SSAN. O próximo encontro, via Conferência Web, acontece  amanhã, 30/5, das 15h às 17h, com apresentação de Ana Maria Gutierrez Carcache e Marcela Dumani Echandi (Universidad Nacional Autonoma de Nicaragua Universidad de Costa Rica), sobre os temas "Guia para uma alimentación nutritiva y saludable del escolar" e "Guías alimentarias para Costa Rica".

Você sabe como solicitar participação nos SIGs?
A participação contínua e institucional (coletiva ou individual) nos SIGs é aberta para qualquer instituição, desde que ela atenda aos requisitos necessários, entre eles, a disponibilidade dos equipamentos necessários e capacidade local para operação: realizar testes e oferecer suporte aos usuários locais durante as sessões. A instituição deve estar homologada.

Para dar início ao processo, a instituição deve preencher um formulário de Solicitação de Participação. A coordenação da rede verifica os pré-requisitos e envia o registro de solicitação à coordenação do SIG. A coordenação do SIG avalia, aprova ou desaprova. Caso aprovado, a coordenação da rede registra os e-mails informados no cadastro na lista de distribuição do SIG e comunica à instituição solicitante a sua aprovação. A partir desta etapa, a nova instituição passa a receber os comunicados e informações técnicas de conexão das sessões do SIG.

Saiba mais detalhes em:  http://url.rnp.br/?RCC-SIG-Participacao

Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao