De 22 a 25/7, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será realizada a 13ª Reunião de Antropologias do Mercosul e o tema Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional terá seu espaço de debate em um Grupo de Trabalho comandado pela professora Janine Helfst Collaço, da Universidade Federal de Goiás (UFG), pela Dra. Gloria Veronica Sammartino, da Universidad de Buenos Aires e pelo professor Filipe Augusto Couto Barbosa, também da UFG.
Este GT pretende ampliar o espaço de discussão sobre questões no campo da antropologia alimentar que contribuem para a reflexão dos diversos fatores envolvidos no direito à alimentação e à cultura alimentar. Buscamos incentivar debates voltados aos riscos e controvérsias sobre Segurança e Soberania Alimentar, conceitos cunhados em diferentes contextos, moldando abordagens particulares nos países, estabelecendo vínculos com os sistemas alimentares, estes considerados sob a perspectiva da antropologia como produção, distribuição, aquisição, preparo, consumo e descarte de alimentos.
Nesse sentido, movimentos sociais foram peças chave no reconhecimento do direito dos povos e seu poder de decidir sobre as dimensões política, econômica e sociocultural do sistema alimentar, ação que vem ganhando peso internacional nas últimas décadas, ligada a críticas do atual modelo agroalimentar hegemônico e sua incidência na conformação de diferentes dietas. Algumas das questões que norteiam esse GT são: Como os sistemas alimentares, considerando suas distintas articulações abrem espaço para o que é bom para comer? Quem define? Como? Quando? Como se dá a relação produtores e consumidores? Há o reconhecimento do saber local?
Assim, pretende-se neste espaço estimular reflexões sobre questões como eqüidade, inclusão, acesso, respeito à diversidade articulando os discursos médico-científico, do capital e política aos problemas recorrentes, entre outros, como a fome e a obesidade.
Saiba mais sobre o evento e inscreva-se pro aqui.
SIGs em destaque
SIG Dietética
O grupo tem por objetivo a promoção da difusão e a atualização dos conhecimentos técnico-científicos com vistas a fortalecer a dietética como área estratégica para a SSAN por meio da realização de estudos, parcerias acadêmicas interinstitucionais, seminários e outros meios de intercâmbio e de diálogo com a sociedade. A próxima reunião, via webconferência, será realizada no dia 15/4, das 9h às 11h. A professora Semíramis, do Comitê Executivo da NutriSSAN, apresentará o tema "Perfil do egresso e regime curricular dos Cursos de Graduação em Nutrição".
SIG Obesidad
O grupo visa reforçar a discussão sobre obesidade e sobrepeso na América Latina por meio do intercâmbio de conhecimento e coprodução de materiais de referência. O próximo encontro, via webconferência, acontece no dia 23/4, entre 14h e 15h (horário de Brasília), com a participação de representantes da Universidad Nacional de Córdoba (UNC-Argentina), da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Brasil), da Universidad del Bío-Bío (UBB-Chile), da Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL-Equador) e da Corporacion Universitaria Remington (Colômbia). Será uma reunião aberta de divulgação de produção.
Você sabe como propor a criação de um novo SIG?
Apenas unidades da rede já aprovadas pelo Comitê Assessor podem propor a criação de um novo SIG. É necessário o envolvimento de, pelo menos, quatro instituições que já são unidades na definição do escopo, características, tecnologia de comunicação a ser utilizada e a agenda do Grupo de Interesse. Depois, a proposta colaborativa deve ser enviada à coordenação da rede.
Os proponentes devem elaborar uma proposta colaborativa e preencher o formulário de Proposição de Grupo de Interesse Especial (SIG) e o modelo de documento de agenda para o período mínimo de seis meses a um ano, observando o rodízio entre os proponentes. Esta agenda será utilizada para alocação dos recursos técnicos necessários, comunicação com as unidades participantes e comunicação com participantes da rede.
Os documentos devem ser enviados à coordenação da rede, que avaliará a completude da proposta, e se estiver completa, a encaminhará para análise do Comitê Assessor.
Saiba mais detalhes sobre o processo de criação de SIG por aqui.
Qualquer instituição da área de SAN e pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.
Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao