Rute e NutriSSAN realizam primeira inauguração conjunta em São Paulo


Na tarde desta terça-feira, 24/10, às 14h30 (horário de Brasília), foi realizada a inauguração conjunta da Unidade Rute da Faculdade de Odontologia da Usp (Fousp), em São Paulo e da Unidade NutriSSAN da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Baixada Santista, em Santos. Foi a primeira inauguração em conjunto das redes.

A coordenadora da Unidade Rute da Fousp, Ana Estela Haddad, celebrou a formalização da parceria, que vem de longa data. “Nosso núcleo de telessaúde e teleodontologia na faculdade foi criado quase junto com a Rute. Nós começamos nossas primeiras atividades em 2007, dentro um pouco do Programa Telessaúde Brasil Rede. Sempre participamos do comitê assessor da Rute e acompanhamos de várias formas, mas, por incrível que pareça, ainda não tínhamos seguido o caminho formal para essa parceria. Foi muito importante para nós essa formalização”, afirmou Ana Estela.

Já para a coordenadora da Unidade NutriSSAN da Unifesp, Campus Baixada Santista, Semíramis Martins, fazer parte da rede será uma oportunidade de “propor caminhos para que, em conjunto, sejam alcançados passos mais largos com menos recursos e em prazos menores. Além de ser uma possibilidade de usar uma ferramenta poderosa de ligação para articular melhor o potencial de pesquisa, ciência e tecnologia”, analisou Semíramis.

No evento, também foi celebrada a Semana Nacional de Ciência e Tecnlogia (SNCT) e realizada a apresentação da inserção do SIG Tele-BLH Banco de Leite Humano da Rute, coordenado pelo Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz, na NutriSSAN.